quarta-feira, 22 de abril de 2009

Zeca Pagodinho organiza festa para o dia de São Jorge, feriado no Rio

Feijoada vai reunir 250 convidados na sua gravadora.
Cantor Jorge Vercillo diz que estava ligado ao santo antes de nascer.

por Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio

Foto: Alexandre Durão / G1

Zeca Pagodinho promove festa para celebrar Dia de São JorgeNo dia 23 de abril, dia de São Jorge, todos homônimos do Santo Guerreiro costumam se sentir homenageados e duplamente abençoados. Mas, até mesmo quem não se chama Jorge, como o cantor e compositor Zeca Pagodinho, faz questão de reverenciar um dos santos mais populares do país. Este ano a gravadora Universal resolveu oferecer a Zeca Pagodinho a festa que ele realiza todos os anos para saudar São Jorge. Nesta quinta (23), será oferecida uma feijoada para os 250 convidados do compositor.

A gravadora informou que a festa é só para convidados, e será animada por música mecânica que terá o Santo como tema.

No ano passado, Pagodinho promoveu uma festa para 500 convidados numa casa de festa. A camiseta-convite trazia a imagem de São Jorge.

Promessa
Mãe do cantor e compositor Jorge Vercillo fez promessa de registrar o filho com o nome do santo

Foto: Wanessa Rafaela

Devoto da multiplicidade do carismático santo, que é reverenciado tanto no espiritismo quanto no catolicismo, o cantor e compositor Jorge Vercillo afirma que seu nome teve origem numa promessa feita por sua mãe. Antes de descobrir que estava grávida, ela havia feito inúmeros exames de raios-X e tinha tomado remédios para combater o que seria problemas de vesícula ou de rins. “Quando ela soube que o que tinha era gravidez, prometeu a São Jorge que me batizaria com o nome do santo se eu nascesse com saúde. Os médicos temiam que os medicamentos pudessem causar má formação no feto. Ou seja, minha ligação com o santo vem de antes do meu nascimento. Acho que herdei dele a vitalidade, o espírito de luta e essa elasticidade de se moldar a religiões de diversas”, calcula o compositor. Vercillo lembra ainda que foi dessa multiplicidade que há dois anos deu origem ao projeto “Coisa de Jorge”, show no qual homenageou o santo junto com Jorge Mautner, Jorge Benjor e Jorge Aragão. Deste show surgiram duas composições – “Líder dos templários” e “São Jorges”, em parceria com Aragão – que foram incluídos também no novo show e DVD de Vercillo.

Santo protetor da Império
O sambista Jorginho do Império não sabe explicar se seu nome tem alguma relação com São Jorge. No entanto, como diretor de carnaval da Império Serrano, diz que tem uma ligação forte com o santo protetor da escola de samba. Autor de “Jorge da Capadócia” e “Domingo 23” e “Cowboy Jorge”, o cantor e compositor Jorge Benjor não nega sua estreita ligação e devoção com o santo guerreiro. Ao contrário, além de ter sempre por perto uma imagem do santo, no dia 23 Benjor procura ir à igreja ou acompanha a procissão de São Jorge.

Fonte:

Nenhum comentário: