quarta-feira, 16 de julho de 2008

Orquestra Meninos do Coque forma crianças e adolescentes na arte da música

Em cinco anos, projeto prevê a profissionalização de 100 crianças e adolescentes, sob a coordenação do maestro Cussy de Almeida.

Foto de Andréa Rêgo Barros

Ao longo da história, a arte sempre se mostrou como uma eficiente ferramenta de inclusão social. Por também acreditar nesse poder de transformação, é que a ONG Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) lançará na próxima terça-feira, 25 de julho, um dos seus projetos mais ambiciosos: a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque. O objetivo é profissionalizar no ofício da música 100 crianças e adolescentes, entre 8 a 15 anos, moradores do Coque. O lançamento oficial do projeto acontece às 9h30, no 7º Depósito de Suprimentos do Exército (DSUP), conhecido como Quartel do Cabanga, onde serão ministradas as aulas.

Durante cinco anos, os alunos terão contato diário com violas, violinos, violoncelos e contrabaixos, sob a coordenação musical do maestro Cussy de Almeida. Será aplicado o método Suzuki de ensino, adaptado pelo maestro à realidade local, cujo trabalho desenvolve a atenção global da criança e suas sensibilidades auditivas, visuais e sinestésicas. Na metodologia originária do Japão, outro ponto fundamental da aprendizagem é a participação dos pais; que precisam funcionar em casa como uma espécie de extensão dos professores.

O projeto Orquestra Criança Cidadã funcionará de maneira integral. É que embora concebido para se tornar um complemento da atividade escolar, a iniciativa garante aos alunos - além da iniciação no mundo da música -, as três refeições diárias. O que significa um total de 9 mil refeições/mês. Nos finais de semana o espaço será aberto e terá uma programação que contemplará atividades esportivas e arte-educativa. "A proposta do projeto é de transformação social. Por isso, precisa ser o mais completo possível. Acreditamos que essas ações diminuam a violência e promova o resgate da cidadania que essas famílias tanto necessitam", explica o coordenador do projeto, o juiz-corregedor João Targino. A afirmação de Targino tem ressonância na escolha do local para receber o projeto: o com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade e ser considerado o mais violento.

O Projeto tem um orçamento inicial estimado em R$ 1.724.344,00, distribuídos entre despesas estruturais e de manutenção. O espaço que abrigará o Orquestra Criança Cidadã, construído pelo Exército, um dos parceiros do projeto, conta com cinco salas de aulas, auditório, recepção e uma lutieria. As refeições serão produzidas e servidas pelo refeitório do exército.

Aqui no Estado o método Suzuki já vem sendo desenvolvido, com bons resultados, pelo maestro Cussy de Almeida com crianças e jovens do Alto do Céu, em Beberibe, na zona Norte do Recife. Esse modelo já aplicado aqui como exemplo faz com que a Orquestra Criança Cidadã inicie suas atividades com outra boa notícia agregada: a de absorver como monitores, jovens formados pelo projeto do Alto do Céu.

As 100 crianças e adolescentes foram selecionadas dentro do universo de 400 alunos de oito escolas públicas (estaduais e municipais). O processo seletivo foi dividido em duas grandes etapas: uma primeira, cujos critérios se basearam no perfil dos alunos, avaliando o rendimento escolar e assiduidade; e, um segundo, com critérios baseados na avaliação vocacional, liderado pelo próprio maestro Cussy de Almeida. Já a escolha dos instrumentos tem referência com o mercado. "Eles respondem por 70% das necessidades de uma orquestra", explica João Targino.

ABCC - Associação Beneficente Criança Cidadã

Instituição sem fins lucrativos com trabalho desenvolvido com apoio do Poder Público e Sociedade Civil Organizada, e que tem como missão fazer cumprir o que prega o Estatuto da Criança e do Adolescente. A organização desenvolve ações nas áreas de arte-educação, cidadania e profissionalização em prol de adolescentes carentes. ABCC atua desde 2002, iniciado pelo Poder Judiciário, na gestão do então presidente desembargador Nildo Nery, à frente da instituição.

Serviço

Juiz-corregedor João Targino
(coordenador do Projeto Orquestra Criança Cidadã) Tel.: 3342.4430

Maestro Cussy de Almeida
(coordenador musical do Projeto Orquestra Criança Cidadã) Tel.: 3082.4891

http://www.revistasim.com.br/asp/materia.asp?idtexto=4887


Quem quiser conferir as fotos tiradas por Andréa Rêgo Barros, deve acessar o site:



~ Margarida ~

Um comentário:

Gell disse...

LIndo Blog estou te seguindo ok ? peguei um simples comentario teu , ou melhor , postagem sobre os meninos do Coque, mas lá no meu BLog eu pus teu link ta? um abraço ! Adorei tudo aki!!