quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ônibus musical “acalma” população

por Dariane Cunha

Ligeirinhos agem como anti-stress da população curitibana, com
ar condicionado e música ambiente

“Essa música dá um sono”. Esta é a frase que mais se ouve nos ônibus ligeirinhos que circulam com música ambiente. No dia 11 de setembro passado foram incorporados novos carros ligeirinhos à frota da URBS. Destes, alguns ônibus se destacam por estarem equipados com ar-condicionado e música ambiente.

“Não são somente essas melhorias que esses carros apresentam”, diz o gerente de frota da URBS, Hélcio Karas. “São ônibus que ainda dispõem de bancos com braços dobráveis, painel eletrônico com informações ao usuário e também proteção anti-raios UVA e UVB em seus vidros”, afirma ele.

Os ônibus com a novidade circulam durante o dia todo. Expressões de surpresa de quem embarca pela primeira vez nestes veículos são quase sempre as mesmas: “Tem música no ônibus! Agora ninguém mais vai ficar estressado porque o ônibus não anda ou se atrasa pra chegar ao ponto final”, diz a recepcionista Andréia Gonçalves, ao pegar pela primeira vez um dos novos veículos. O estudante Ricardo Amaral Silva, que costuma ir de ligeirinho para a faculdade, conta que ajustou seu horário para se deslocar com música: “Agora eu pego ônibus dez minutos mais cedo, e não é só por causa da música, mas parece que esses ônibus novos são mais limpos, mais arejados, e em vez de ter que ficar escutando conversa alheia, presto atenção na música”, conta ele.

Que música é relaxante, não há dúvida; mas o que dizer do estilo que toca na condução? O estudante de musicoterapia, Aílton Ferreira Gjien, diz que o efeito calmante que a música produz depende do repertório. “Essa iniciativa de colocar música em ônibus é louvável, mas é preciso cuidar da escolha da música a ser tocada. É claro que músicas instrumentais, calmas, tendem a relaxar o cidadão, da mesma forma uma música mais rápida pode agitá-lo”, afirma. Porém, ele conclui que a valorização da música é um reflexo que o mercado curitibano de trabalho vem aceitando o profissional musicoterapeuta.

Do repertório executado fazem parte músicas como “My Way”, “Flolhas secas”, “Garota de Ipanema”, “Imagine” e outras. Os motoristas das linhas são quem mais usufruem do som ambiente. “É gostoso trabalhar com música, parece que o tempo passa mais rápido”, diz o motorista Carlos Henrique de Souza. “Não sei se é impressão, mas parece que o povo fica mais calmo, mais silencioso para curtir a música”, completa.

Já o motorista Antônio José Rocha afirma que com música tem mais qualidade de vida. “Trabalho há 13 anos como motorista de ônibus, sete nesta linha, e acho que agora com a música ambiente ganho em qualidade de vida, o tempo passa mais rápido, os passageiros ficam com menos mau humor e não me enchem o saco, é bem melhor”, termina.

O projeto da URBS é expandir estes ônibus para todos itinerários, mas vai depender de como a população vai reagir às novidades. “O projeto prevê que em um futuro próximo todos os ônibus sejam dessa maneira — ar condicionado, música; mas, antes é preciso fazer testes para ver como a população vai aceitar, porque é um investimento muito alto para ser vandalizado”, explica o gerente Hélcio Karas.

Os ligeirinhos “musicais” podem ser encontrados circulando durante todo o dia na linha Fazendinha/Tamandaré, Pinheirinho/ Santa Cândida, Pinhais/Campo Comprido, e outras linhas. Para mais informações, o telefone 156 da Prefeitura Municipal de Curitiba está à disposição 24 horas por dia.

Aqui, em Pernambuco, há alguns ônibus equipados com rádios. Muitos dos coletivos da empresa Itamaracá ficam sintonizados na rádio Tribuna FM. Confesso que algumas vezes, naqueles dias em que não estou com tanta pressa de chegar, espero um "ônibus musical" pra relaxar um pouco. E como fico feliz quando de repente ouço uma música do nosso jardineiro, de Kadu Vianna, Carlinhos Veloz, Deni, Luiza Possi, Marcelo Miranda, Adriana Calcanhoto, Isabella Taviani, Vander Lee e tantos outros cantores maravilhosos, que tornam a minha cansativa viagem em uma doce viagem. Esqueço do caos lá fora. Ou melhor, "hoje aceito o caos". rsrs Outro dia mesmo fiquei super contente de ouvir a doce voz de Zeppa cantando "O mundo é de nós dois". É bem verdade que não há ar condicionado nos ônibus musicais daqui, mas sabe de uma coisa: Benditos sejam os "ônibus musicais".


~ Margarida ~

Nenhum comentário: