segunda-feira, 28 de julho de 2008


Demorei um pouco para postar aqui um texto prometido há muito tempo... Prometi falar sobre o surgimento das flores Vercillianas. Fiz alguns parágrafos, mas depois de ler e reler, decidi fazer tudo de novo. Não é um relatório de procedimentos de laboratório! Nem um dissertação de um acontecimento político. É bem mais! Eu preciso colocar em palavras substantivos abstratos. E escrever sobre amor, nem sempre é fácil. Mas vou tentar...

Apesar do nosso jardineiro fiel ser o Jorge, a primeira flor surgiu por causa de outro cantor, também muito especial o Kadu. Era dia 30 de abril... na verdade era 1º de maio, porque na verdade mesmo era madrugada de um dia muito especial. Era o show de despedida do Kadu aqui no Recife. A semana tinha sido ma-ra-vi-lho-sa. E o melhor nem foi os novos amigos que eu fiz e sim os laços de uma amizade que ficaram ainda mais fortes. Falo da minha querida e doce amiga, Márcia. E ela foi a primeira Flor Vercilliana.
No meio de um jantar de despedida entre amigos, onde falávamos de música. Em meio de fotos, sorrisos, abraços... numa conversa que eu nem lembro bem como começou a Marcinha disse: - Paulinha tu é uma florzinha! E eu nem lembro porque eu respondi: - Florzinha é você Marcinha, daquelas bem raras, únicas e especiais como uma orquídea!!! - E ela gostou da idéia, que pouco tempo depois disse: - Como é o nome daquelas flores pequenininhas bem perfumadas e de cores suaves. – A resposta do Kadu foi imediata: - Jasmim! – E a Marcinha concluiu: - Isso! Paulinha você é um Jasmim! Quando vimos eu e Marcinha nem nos chamávamos mais pelos nomes era Jasmim e Orquídea.
A moda pegou, e como tinhamos o hábito de chamar uma a outra de ‘flor’... os nomes foram surgindo... Escolhemos ‘Margarida’ para a Renata Gabrielle, que escolheu ‘Gérbera’ para a Val... Ai a Paulinha Dias se escolheu Tulipa... e a Renatinha (margarida) batizou a Mônica de Azálea e eu a Monique de Girassol e foram surgindo os nomes e quando vimos éramos quase dez flores! E era preciso um nome que identificasse o nosso perfumado grupo. Então depois de muito refletir a Renatinha deu a idéia de sermos as ‘Flores Vercillianas’. Já que esse elo de amizade começou por causa da música do nosso amado Jardineiro Fiel.
E o grupo foi aumentando... surgiu a comunidade, o blog, as montagens, os significados, a camisa... e o esperado encontro perfumado no show do Jorge em junho. E tudo foi se encaixando. Tudo foi se tornando presente e consequentemente necessário. Esse elo de amizade, cada dia mais perfumado e mais forte. E em pensar que tudo isso começou numa brincadeira, num jantar.
Hoje, nosso grupo cresce regado por muito amor, por muita poesia e, claro, muita música. E a cada post de cada florzinha aqui nesse espaço tão querido me emocina. Saber que tenho vocês, pessoas tão doces presentes em minha vida. E agradeço todos os dias a Deus, por ter me dado de presente amizades tão lindas, agradeço ao Jorge, nosso jardineiro, por regar nossos corações com palavras e melodias tão lindas, agradeço ao Kadu, que com toda sua ‘clara presença’ fortaleceu ainda mais, esse laço de amizade, se não fosse ele a orquídea nunca teria sido dita, nem o Jasmim descoberto. E agradeço, enfim, a cada flor, cravo, espinho e folha por alegrar minha vida com esse doce perfume em todos os momentos. Vocês são as almas perfumadas, que Deus me permitiu chamar de: AMIGOS!
E é muito emocionada que termino essas linhas, com o coração transbordando de alegria e olhos cheios de esperança por um mundo regado com mais carinho, mas poesia e mais vida. Acreditando a cada dia que o mundo, pode sim, ser um lugar mais perfumado. Como o nosso jardim aqui.
Amo cada um de você com toda sinceridade que se possa imaginar. E espero compartilhar com vocês uma vida de muito de amor, de sonhos e de esperança.




~ Jasmim ~

2 comentários:

Cátia Veloso disse...

Jasmin tinha mesmo que ser tu, menina...
Acho que essa moda vai pegar, visse (risos)
Pena que eu tô com meu pc em casa quebrado porque senão ia perturbar muito vcs o fim de semana inteiro...
Acho que os textos aqui postados estão interessantes e, acredito que nosso Jardineiro ficaria satisfeito se entrasse nesse
jardim e pudesse saborer
ar o amor que lhe dedicamos.
Beijos

Ana Paula Fernandes disse...

Oi 'Vitória Régia',

Eu ficaria muito feliz em ser pertubada com suas doces palavras rsrsrsrs...

Beijo Grande a todas as minhas 'flormigas'!

~ Jasmim ~