quinta-feira, 17 de julho de 2008

A importância da música durante a gravidez


“Promovendo um desenvolvimento emocional com equilíbrio...”

A música é um meio de expressão, de comunicação, de estruturação e de análise da relação. Os seus efeitos crescem na relação entre o utente, a música e o terapeuta. Promove o bem estar físico, emocional, cognitivo e social.

O encanto da música com efeitos sedativos são as canções de embalar, cantadas pelas mães para adormecer os seus bebés. O som faz parte do meio que nos rodeia, é absorvido desde o nascimento, ou mesmo antes, com a memória do ritmo do coração materno, produzindo uma sensação de segurança e bem-estar.

A sociedade reprime a expressão de afetos, tornando o indivíduo cada vez mais inibido ou até ausente de afectos. É desde a vida intra-uterina que estes nascem e devem ser desenvolvidos e acompanhados ao longo da vida sem os colocar de parte ou mesmo esquecer…

Assim, através do som, o ser humano poderá alcançar um auto-conhecimento que permite dar e receber, sobretudo agora, num mundo sem tempo, podendo partilhar e tornar-se presente no desenvolvimento dos seus filhos. Através da expressão corporal, o indivíduo facilita a expressão de emoções e dá a conhecê-las sem linguagem verbal.

Objetivos

- Compreender as próprias emoções e do outro
- Manifestação de afectos através do movimento e da expressão corporal
- Promoção da interacção e desenvolvimento das relações interpessoais
- Promoção da Vinculação/Regulação Emocional
- Aprender a comunicar
- Fortalecimento de laços afectivos pais-bebê
- Desenvolvimento da criatividade
- Redução do stresse e da ansiedade
- Melhorar a auto-estima

http://www.bebecomsaude.com/musica-durante-a-gravidez-e-no-pos-natal.html


Nada melhor do que ouvir uma boa música durante a gravidez. Pelo menos eu acho porque nunca fiquei grávida, e não estou com pressa pra que isso aconteça. rsrs Mas lindas canções não faltam. A música Suave, de Jorge Vercillo é um belo exemplo.


~ Margarida ~

Nenhum comentário: