terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vale o registro

Nosso jardineiro concedeu entrevista ao jornal Tribuna do Brasil, de Brasília, antes dos dois shows que realizou lá no início deste mês. Pode parecer mais do mesmo, porém vale como registro.

Cantor volta a capital e faz shows hoje e amanhã no Teatro Nacional
por Raisa Lopes

Um compositor e cantor com um repertório vasto. Jorge Vercillo assume as influências de Djavan, mas classifica sua musicalidade como MPB contemporânea e Pop. A música de trabalho "Devaneio" do novo CD "Todos Nós Somos Um" é um dos destaques da nova novela das 7 da Globo, "Negócios da China". Vercillo fala sobre o novo show em Brasília e revela como surgiram as inspirações e criações desse último álbum. Essas e outras curiosidades você confere agora.

Como você vê esse novo CD Todos nós somos um?
A imprensa classificou o último álbum "Todos nós somos um" como o mais nacional da minha carreira. E procede, talvez, por conseqüência do trabalho anterior com Jorge Ben Jor e também por ter ressaltado a brasilidade. Esse CD tem uma mistura de samba, baião, xots sem abandonar a MPB contemporânea com o Pop.

Há surpresas na sua apresentação em Brasília?
Esse show é a novidade. Uma surpresa de repertório. Vamos abordar a música de trabalho "Devaneio" do último CD e os principais sucessos com arranjos novos. "Homem Aranha" vai ser ao som de jazz, "Monalisa" em salsa e "Que nem Maré" com o estilo dance e disco.

De onde você busca inspiração nas letras e harmonias?
Em mim. Há influências de vários artistas também. Mas parte de mim, pois sou filho da MPB e do Samba. Demoro mais para compor, a melodia nasce primeiro. Nas letras eu faço testes, troco frases e adapto. Há também as parcerias onde faço melodia e letras para amigos. E os arranjos, o meu estilo se define na MPB contemporâneo.

Quem escuta Jorge Vercillo?
O público adulto contemporâneo do fim da década de 90. A minha carreira é influenciada pela MPB dos anos 80 e pode variar também. Há jovens, crianças, senhores... Acredito que seja porque no palco há espaço para música instrumental, novos músicos e arranjos. Agora, por exemplo, estou com uma banda de feras que tocam teclado e bateria.

Como é fazer sucesso até pela Internet?
Tem o seu lado bacana. Há trabalhos antigos que são acessados. Às vezes acabo de fazer uma entrevista e ela já está disponível. É um veículo novo, especialíssimo, uma arma contra qualquer ditadura. É um meio de comunicação para a liberdade. O aspecto ruim é a impunidade, a fofoca e a especulação da vida pessoal e as mentiras. Não digo só por mim, mas todos que estão na mídia. Por exemplo, existem dois perfis falsos no Orkut em meu nome. Eu não tenho conta nesse site de relacionamento e as pessoas acreditam que sou eu.

Como concilia a vida afetiva com a profissão?
É prazeroso, não há uma rotina. Tenho o período de lazer com a família. Quando estou sozinho tenho muita saudade, mas é bom quando volto e reencontro todos.

Qual a sua expectativa no show em Brasília?
Estou super contente de levar o meu mais novo show à capital. Fiquei feliz em saber que com pouco mais de duas horas da venda dos ingressos já havia esgoto as entradas para os dois dias. Os brasilienses podem esperar muitas surpresas. Não vejo a hora.

Perfil

Nome completo: Jorge Luis Sant'anna Vercillo
Idade: 39 anos
Estado civil: casado
Signo: Libra
Mania: Compor no banheiro
Livro de cabeceira: Conversando com Deus, do autor Neale Donald Walsch
Frase: Ser feliz é para quem tem coragem, não é brincadeira.

Fonte: Tribuna do Brasil (http://www.tribunadobrasil.com.br/)
Foto: Washington Possato


~ Margarida ~

Nenhum comentário: