sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Características de um belo jardim


Hoje estou mais próximo do horizonte, por fazer parte de um dos jardins mais perfumados... São flores brotadas de corações fraternos e repletos de alegria.
Quando todas as rosas estão reunidas um clima de felicidade permeia no ar, contagiando a todos: cada flor desse jardim tem suas particularidades com singular beleza, transcendendo todos os elos da natureza das flores e demonstrando que nesse jardim todos nós somos um.

VITÓRIA RÉGIA: Sua flor (a floração ocorre desde o início de março até julho) é branca e abre-se apenas à noite, a partir das seis horas da tarde, e expelem uma divina fragrância noturna adocicado do abricó, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte.

VIOLETAS: Proveniente das montanhas de Tânger (na África do Norte), onde alcança um tamanho entre 15 e 20 cm. Para as variedades que produzem folhas grandes, de cor verde intenso e hastes compridas, há necessidade de mais luz para o bom desenvolvimento, sendo que para as variedades de folhas claras, a necessidade é menor.

TULIPA: Com cerca de cem espécies, as tulipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.

ROSA VERMELHA: Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

CAMOMILA: A camomila (Matricaria chamomilla) pode surpreender por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.

DÁLIA: Ela é originária do México, onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do Império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madri encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Hoje, graças ao surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias, o que resulta numa grande variedade de formas (pompom, bola, decorativa, etc.) e cores (branca, alaranjada, vermelha, amarela, pink).

LÍRIOS: Eles apresentam folhas grandes, lanceoladas e lisas, uniformemente distribuídas ao longo da haste floral. As flores terminais, podem ser solitárias ou em grupos, dependendo da variedade e são muito perfumadas, seu formato pode ser plano, de trombeta, cálice ou turbante. As cores das flores também são bastante variadas e as mais comuns em cultivo são a laranja, a amarela, a branca, a vermelha e a rosa, com ou sem pontilhados.

JASMIM: As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.
Seu aroma é adocicado, e é ocasionalmente usado em perfumaria.

GIRASSOL: O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Segundo a mitologia grega, certa moça, chamada Clitia, apaixonou-se pelo deus do Sol Apolo e, sem poder alcançá-lo, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol.
A sua flor é comercializada como flor de corte. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores que com ramos desde a base que são mais utilizadas na confecção de bouquet.

ORQUÍDEA: as orquídeas (família Orchidaceae), crescem geralmente em árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz. Possuem muitas e variadas formas e cores, já que essa planta encontra-se em ativo ciclo evolutivo e espécies diferentes, até mesmo gêneros próximos, cruzam com certa facilidade na natureza. As inflorescências podem ter de uma a centenas de flores, de acordo com a espécie, e podem ser apicais, laterais ou basais.

As flores são normalmente de simetria bilateral, com 3 sépalas e 3 pétalas (denominadas tépalas), das quais a dorsal, diferenciada, a que chamam labelo, é expandida, ou apresenta calos, ou possui padrões de cor diferentes.

FLOR DE LÓTUS: A flor de Lótus é venerada na Índia e no Japão, e Oráculo disse que essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, do "lado de lá", por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam.

GARDÊNIA: No início da Primavera, a gardénia começa a cobrir-se de belas e perfumadas flores brancas. O seu perfume doce e intenso já inspirou até boleros e rendeu-lhe o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins. O responsável pelo nome “gardénia” foi o botânico americano Alexandre Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardénia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardenia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta. Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espectáculo da planta, a gardénia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe de que as folhas não caem durante o Inverno.

GÉRBERA: Esta flor foi batizada com o nome de gérbera em homenagem ao naturalista alemão Traug Gerber, que a descobriu na província do Transval, na África do Sul. a gérbera oferece um farto material para os artistas florais. Do branco ao vermelho intenso, as gérberas apresentam-se em cerca de 20 tonalidades diferentes, passando por tons amarelos e alaranjados.

PRIMAVERA: É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

HORTÊNCIA: Planta também conhecida como "Novelo", suas folhas são largas e as flores da hortência são pequenas e bem próximas umas das outras, podendo ir dos tons de azul, aos lilases e rosas, dependendo do ph do solo de cultivo. A Hortênsia é bastante sensível à falta de água e, em dias mais quentes, deve ser irrigada diariamente. Além disso precisa de muita claridade, podendo receber sol direto, o que ajuda a intensificação da cor de suas flores.

MARGARIDA: é a mais branca com várias pétalas e nécleo amarelo. Chamada bellis perennis ou "margarida", pois é ela que dá nos campos e matos sem ser semeada pela mão do ser humano e por isso a margarida também é chamada de "flor do campo". A margarida é uma flor delicada, inocente, e frágil. Porém, ela consegue sobreviver e persistir nos lugares mais inesperados.

CAMÉLIA: A camélia é uma planta bonita por várias razões: é um arbusto formado por uma folhagem brilhante que se mantém firme o ano todo e, nos meses que correspondem ao outono e inverno, cobre-se de uma floração espetacular. As flores, exuberantes, até serviram de inspiração para a criação de “A Dama das Camélias”, livro de Alexandre Dumas Filho que foi reproduzido no cinema. Dependendo da variedade, as flores da camélia podem ser brancas, rosadas ou vermelhas e servem tanto para enfeitar o jardim como decorar ambientes internos. As folhas, resistentes e brilhantes, são também muito decorativas e excelente acompanhamento até para outras flores.

AZALÉA: Uma das diferenças principais entre as azáleas e as demais espécies de rododendros é seu tamanho e crescimento da flor. Os rododendros desenvolvem inflorescências, enquanto a maioria das azáleas têm floradas terminais - uma para cada talo. Apesar disso, brotam tantos talos que durante as estações em que florescem formam uma sólida massa colorida que variam entre magenta, vermelho, laranja, cor de rosa, amarelo, lilás e branco.

CACTOS: Segundo o Feng Shui os cactos são considerados Guardiões, por serem purificadores de ambientes e, Os cactos, por viverem em regiões áridas e isoladas, ajudam as pessoas e conhecerem a sua força interna em momentos de solidão. Pelo fato de os cactos armazenarem água (elemento que simboliza sentimentos e emoções) dentro do caule, o mesmo favorece aqueles que se defendem muito das próprias emoções.
Os espinhos podem parecer hostis, mas fazem parte da estratégia de sobrevivência da planta, natural de clima árido e terrenos difíceis, transmitindo proteção e segurança ao seu portador.
Tê-las por perto é um lembrete de vitalidade, persistência e integração com tudo o que está a nossa volta.

AMOR PERFEITO: De origem europeia, também é conhecido como “viola tricolor”. Representa recordação, reflexão. Em francês, anuncia “le pansée”, o pensamento, o pedido de retorno, a força de atracção que o pensamento exerce sobre as coisas o amor.
É a imagem do mensageiro sentimental nos cantinhos das correspondências breves ou em cestas que lindas meninas do campo carregavam serenamente.
São flores manchadinhas, o que lhes dá um aspecto de rosto humano, com grande variedade de colorido, combinando flores cor branca, flores cor rosa, flores cor amarelo, flores cor roxo e flores cor marrom, que se formam na primavera.
O Amor-Perfeito Gosta de terra bastante fértil, sempre húmida. Não deve ser exposto ao sol forte e obtém melhores resultados em regiões frias.

AÇUCENA: A açucena é uma planta apreciada no mundo todo. Os holandeses, no entanto, foram responsáveis pelo seu melhoramento genético. Possui flores cônicas, grandes, belíssimas e de coloração normalmente branca, rosa ou vermelha. Sua folhagem é também bastante ornamental.
Dependendo do híbrido, as folhas podem desaparecer durante o inverno. Na maioria das vezes seus bulbos são plantados em vasos, porém podemos formar maciços e bordaduras como se faz com as tulipas. É bastante exigente em fertilidade, irrigação e drenagem. Seu substrato deve conter boa quantidade de matéria orgânica.

BRINCO DE PRINCESA: Nativa da América Central e América do Sul, é adequada para o cultivo em jardim de inverno As flores são pendentes e em formato de sino duplo, possuem muitas pétalas, em geral de cores contrastantes, como roxo, vermelhos. Branco e rosa. São formadas durante a primavera e verão.O brinco de princesa precisa de quatro horas de luz solar direta por dia. Essas flores apresentam várias cores, com destaque para as cores amarelas, brancas, azul, rosa, laranja e cor-de-creme. Algumas delas exalam perfumes agradáveis ora fortes, ora suaves.

"CACTOS"

3 comentários:

Renata Gabrielle disse...

Que grata surpresa ler uma postagem do Cactos. Muito bem ver que todos estão interagindo com o blog. Tenho certeza que essa será a primeira de muitas...

Quer dizer que o Cactos é guardião, é? rsrsrs

Beijos perfumados a todos

Anônimo disse...

Realmente Renatinha será a primeira de muitas, com certeza o Cactos irá sempre tomar conta do jardin junto com nosso amigo Jorge, claro! rsrsrs

Beijos...

Unknown disse...

rsrs... de fato, uma grata e feliz surpresa a postagem do nosso querido "cactos"..rs... ainda mais uma postagem tão linda e interessante descrevendo a natureza das flores...lindo!!!
Beijos ternos´!!
Orquídea!