quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quando eu crescer - Parceria



A música quando eu crescer traz trechos em kimbundo. Versão feita por Filipe Mukenga. Vamos às apresentações...

Filipe Mukenga

Filipe Mukenga, cantor e compositor angolano, nasceu em Luanda e iniciou a sua atividade musical no ano em que surgiram os Beatles. Fortemente influenciado pelos “Fab Four”, os seus primeiros trabalhos acabaram por ser influenciados pelo estilo da banda de Liverpool e por nomes como Charles Aznavour e Ray Charles.

No anos 60, Filipe Mukenga integrou vários grupos angolanos de música pop, destacando-se dos demais vocalistas por compor músicas que não fugiam ao espírito da época que se vivia.
Em 1973, surge-lhe uma nova ideia: tentar encontrar um novo som para a música de Angola. Cria o duo “Misoso” e, a partir daí, as suas preocupações musicais, no que diz respeito aos ritmos tradicionais angolanos e à função dos instrumentos, acentuam-se ainda mais.

Em 1980, Angola é visitada pela mais importante caravana artística brasileira de sempre. Nessa altura, Mukenga apresenta o seu trabalho a Djavan que, com o seu apuradíssimo faro musical, transforma “Nvula” e “Humbiumbi” nas canções angolanas mais internacionais. Flora Purin, nos Estados Unidos da América, Paulo de Carvalho, em Portugal, Estevão Djipson, Abel Duêre, Fundo de Quintal e Banda Mel, gravam igualmente composições de Mukenga.

Em 1983, integra a embaixada de músicos angolanos que se desloca ao Brasil, apresentando-se em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde é gravado um disco do espectáculo no Teatro Cecília Meirelles.

Dono de uma excelente voz, autor de canções que, inspiradas nos ritmos de Angola, fogem aos espírito tradicional da música africana, fortemente influenciado pelo jazz e outros sons negro-americanos, Filipe Mukenga está tão perto do seu continente como da Europa e da América. A sua música é a nova música de Angola aberta ao mundo. Com um prestígio internacional cada vez mais sólido, tem-se apresentado em diversos países africanos, europeus e asiáticos.

Nenhum comentário: