terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vale a pena conferir

JOTA MARANHÃO


Compositor, brasileiríssimo, cariocão, apesar do sobrenome, nascido em família de artistas, aos quatro anos já estudava as primeiras notas de música. Mas foi aos treze anos que ganhou uma bateria de aniversário e em pouco tempo já escurcionava com artistas de sucesso da época como Nara Leão, Vinícius de Moraes, Rosemary, Jerry Adriane, entre outros.

Sedento por música como sempre foi, não se contentou apenas com o ritmo, passando para o piano e o violão que o levaram, finalmente, à composição, sua maior expressão. Em 1980 participou do MPB Shell, festival da TV Globo, onde teve sua música “Anunciação” em parceria com Paulo César Feital, entre as finalistas, defendida brilhantemente por Zezé Motta, o que acabou valendo a Jota Maranhão o convite para gravar seu primeiro disco lançado no ano seguinte pela gravadora Copacabana. Logo seu trabalho como compositor começou a ser requisitado e foi gravado por Nana Caymmi, Olívia Hime, Cristina Santos, Lucinha Araújo [músicas escolhidas por Cazuza], o saudoso Jessé entre outros mais. Já na década de 90, intérpretes como Danilo Caymmi, Margareth Menezes, Pery Ribeiro, Pena Branca e Xavantinho, outra vez Zezé Motta, Emílio Santiago, Jorge Aragão e por seu parceiro Jorge Vercillo, deixariam Jota Maranhão entre os grandes compositores da MPB.

Ainda na década de 90 lançou mais um trabalho em disco, com novas parcerias e novas propostas. Sua música “Capataz”, regravada por quatro intépretes, ganhou vários festivais e foi tema da novela “Pacto de Sangue” da TV Globo. “Encontro das Águas” em parceria com Jorge Vercillo, foi tema da novela “Mulheres de Areia”, também da TV Globo, na voz de Maurício Mattar, e até o momento tem seis regravações, inclusive com Jorge Aragão e Jorge Vercillo “Ao Vivo” como uma das músicas mais executadas nas rádios do Brasil no ano de 2004. “Infinito Amor”, também em parceria com Jorge Vercillo, compôs a trilha de “A Indomada”, novela da TV Globo, e mais uma vez na novela “Força de um Desejo” sua música “Dono de Mim” foi ouvida na voz de Sandra de Sá. Nesse ano de 2008 teve a música "Ela Une Todas as Coisas" como tema na novela Duas Caras da TV Globo e foi uma das canções indicadas ao Grammy Latino como melhor canção de língua portuguesa. Também está previsto pra dezembro ainda desse ano, o lançamento do seu mais novo CD "Virtudo" onde conta com a participação especial de Jorge Vercillo na faixa Filosofia de Amor, e ainda registra novas canções e seus maiores sucessos. Parceiro de grandes poetas como Paulo César Pinheiro, Paulinho Rezende, Altay Veloso, Di Mostacatto, Moacyr Luz, Amaral Maia, Sergio Souto, além dos já citados Paulo César Feital e Jorge Vercillo, Jota Maranhão tem hoje várias músicas que podem ser ouvidas em partes do mundo como Japão, Korea, Malásia, Filipinas, Tailândia, Singapura, Portugal, EUA, França, Inglaterra, México, Argentina, Austrália, Itália...

Jota Maranhão, atualmente, possui mais de cinqüenta músicas gravadas nesses seus vinte e cinco anos de composição.

Fonte: www.mpb.com/jotamaranhao

www.jotamaranhao.blogspot.com
www.jotamaranhaovirtude.blogspot.com
www.myspace.com/jotamaranhao

Filosofia de amor
Jota Maranhão / Deusdedith Maranhão / Paulo Cesar Pinheiro

Quem por medo do amor que morre
Na hora que o amor percorre
Recua, se afasta e corre
Ouça o conselho que eu lhe dou
É só você morrer de amor
Que a chama do amor não morre

Quem por mágoa de amor se abate
Por medo que o amor maltrate
Ao invés de se dar combate
Ouça o conselho que eu lhe dou
É muito mais cruel a dor
Na casa que o amor não bate

Filosofia de amor não é rei nem doutor
Quem aprende
Só vai sair vencedor de um combate de amor
Quem se rende
Filosofia de amor só não é sabedor
Quem renega
Só vai prender seu amor e virar seu senhor
Aquele que se entrega

E o poeta é o professor
Que ensina todo dia
Filosofia de amor!...

Para conferir Jota Maranhão interpretando Filosofia de Amor, em parceria com Jorge Vercillo, é só acessar o link a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=LnSmasgP6IA


~ Margarida
~

Nenhum comentário: