segunda-feira, 23 de março de 2009

Jorge Vercilo: "Escultor de sua alma". Da errática a mais bela poesia.

por Karen Facchinetti


Jorge Vercilo, músico e compositor é a pura expressão da poesia através da música brasileira . Com letras que transcendem uma linguagem comum, dono de um estilo romântico e poético , no qual a essência do próprio autor emerge a cada sílaba e a cada frase. A total entrega em suas criações textuais, nada tem de impensado. Dos sentimentos, Vercillo brinca e constrói um estilo único e altamente metafórico dando vida às palavras. Em entrevista, o cantor e compositor fala um pouco sobre a importância de suas impressões imagéticas como elemento essencial em seu processo criativo.

1 - Sua letras exprimem uma linguagem metafórica muito forte. Da onde vem este gênero tão presente em suas músicas?

Metáfora comanda a minha poética. Realmente ela e o lirismo são as tendências mais presentes. Vêm do lirismo da MPB e do que me interessa em poesia.

2 – Como é Jorge Vercillo no processo de composição de suas letras? Você revisa muito seus textos?

Muito, demais! Estou sempre tocando e as pessoas que presenciam acabam sempre me perguntando por partes que acabo trocando. Dessa errática, vou construindo as letras.

3 – A imagem do mar está impressa visivelmente em suas músicas como algo divino e profundo. Qual sua relação com o mar? O que está imagem projeta em sua vida?

O mar na psicanálise é visto como metáfora do inconsciente. Talvez seja por isso que está tão presente em minhas canções. Além de ter sido o cenário principal da minha infância e adolescência.

4 – Que nível de percepção tinha quando criança em relação às pessoas e ao mundo?

Percepção sensorial como uma criança tem, que não nomeia, mas percebe a energia inerente de cada um. Eu era uma criança muito introvertida e isso com certeza me ajudou a perceber detalhes e nuances do mundo.

5 – Acha que a introspecção é essencial para a criação? Por quê?

Com certeza. Só consigo criar através da abstração e introspecção. E não tem limite quando a gente olha para dentro.

6 – Você acredita que realmente possamos “ser um” num país que reflete conseqüências da desigualdade em mundo aparentemente globalizado? Qual a sua visão desse panorama?

Eu amo o Brasil e o povo brasileiro. Mas sou um ser humano do mundo. Não me defino somente como brasileiro. E acho que se todos nós pensássemos assim nunca haveria guerras.

7 – Quais as pessoas te causaram inspiração para a arte? Como estas pessoas refletiram em suas aspirações?

Caetano, Gil e Michael Jackson sempre mostraram através de seus trabalhos como unir criatividade estando sempre atuais de acordo com o mercado. Isso também é um talento especial. Chico Buarque, como outros gênios da MPB, sempre me trouxeram a densidade e o conteúdo. E Djavan sempre me motivou muito a compor, através de seus improvisos, melodias e imagens inusitadas.

8 – O olhar é uma alquimia que conecta o mundo interior de um indivíduo com o mundo exterior. Foi desse pensamento que surgiu a canção Himalaia?O que ela representa de fato?

Também desse pensamento onde você se refere à frase “Alquimia é reter as montanhas no olhar”. Mas surgiu muito de outras frases também, como “O mundo inteiro está guardado em mim, de Saravejo aos templos de Pequim”. Isso tem a ver com o que falei na pergunta anterior, de se sentir um ser universal.

9 - Podemos perceber fotografias desses mundos exteriorizadas em suas palavras. Como foi Jorge Vercilo como observador?

Procuro sempre ter a minha própria visão. E estou vivendo atualmente uma crise (positiva) por ter visões do mundo tão diferentes das que vejo estereotipadas por certo grupo de pessoas.

10 – Você concorda que a entrega no texto, nas composições sejam o diferencial para atingir a reflexão e a profundidade? O que pensa?

Também. De fato é muito importante, mas no meu trabalho as melodias induzem os versos a ficarem com o peso que têm.

11 – Você acha que um escritor, compositor é um ator que se esconde do palco? Como se relaciona com seus personagens?

Acho que não. Por mais que estejamos baseados na história de outros, ou inventemos sensações e situações, estamos sempre nos visualizando naquele papel. Mesmo que de forma imaginária, em alguns momentos. Em outros, são muitos fragmentos usados de vivências nossas.

12 – Em palavras-chaves, quais palavras imagens marcaram a trajetória de Jorge Vercillo? (cheiro, gosto, objetos, etc).

Tenho uma ligação muito forte com alguns cheiros da natureza que despertam partes da minha memória afetiva, como cheiro de mato e algumas plantas, jasmim, dama da noite. Cheiro de mar e terra molhada, como digo na música “Vôo cego”.

13 – Qual imagem faria do artista Jorge Vercilo neste momento?

Um escultor em busca da estética e do prazer na convivência de diversos estilos diferentes, todos passando por um filtro pessoal.


Fonte:http://merasimagens.blogspot.com/2009/02/jorge-vercilo-musico-e-compositor-e.html


~ Margarida ~

Nenhum comentário: