quarta-feira, 9 de junho de 2010

Campanha pelo meio ambiente na internet

Meta é incentivar a população a plantar uma muda, chegando a um milhão
até 5 de junho de 2011


Duas ferramentas virtuais foram criadas para incentivar a população pernambucana a preservar o meio ambiente e plantar mais árvores. A iniciativa faz parte da campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, que montou uma página na internet e um perfil no twitter, onde as pessoas poderão acessar a qualquer hora e saber como participar da ação. Nos dois espaços, os internautas também poderão deixar comentários a respeito da experiência com o plantio. A campanha convida a população urbana e rural do estado a atingir a meta de um milhão de mudas em um ano. Tempo que começou a conta no Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, comemorado no último sábado, dia 5 de junho. Além de ajudar a natureza, quem planta uma árvore ao lado da residência, por exemplo, poderá economizar o consumo de energia em 5%, segundo norte-americanos.
A manifestação virtual chega num momento em que todas as atenções estão voltadas para a crise ambiental provocada pela grande exploração dos recursos naturais. Durante a semana passada, diversas organizações da sociedade civil em Pernambuco e instituições como Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga organizaram atos em defesa do meio ambiente. Em São Caetano, no Agreste, agricultores, estudantes e integrantes de sindicatos rurais fizeram uma caminhada na cidade em prol da natureza. Durante o ato foram distribuídas 500 mudas de árvores. No final da caminhada, no clube da cidade, estudantes apresentaram uma peça de teatro sobre o tema e debateram sobre agroecologia. "Esperamos conscientizar a população criando um espírito ecológico e também envolver o poder público com o trabalho", ressaltou o coordenador geral do Centro Sabiá, Marcelino Lima. 

Os impactos - Na cidade de Barreiros, na Mata Sul, os impactos ambientais sofridos na região foi tema de audiência pública ocorrida na semana passada. Dezenas de pessoas entre estudantes, agricultores e representantes de movimentos sociais se reuniram no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCT). Barreiros tem sofrido com a degradação do Rio Carimã, um dos principais afluentes do Rio Una, que abastece a localidade. "Recebemos várias denúncias, entre elas uma muito grave feita por uma agricultora do assentamento Cerro Azul, em Palmares. Ela contou que empreiteiras que trabalham na duplicação da BR naquele município estavam retirando das margens do Rio Una até 200 toneladas de areia por dia com caminhões caçambas. A retirada constante já estaria causando o assoreamento do rio", lamentou Alexandre Pires, coordenador da Mata Norte do Centro Sabiá. 

Os agricultores relataram também que o uso de agrotóxico nos canaviais e o despejo irregular de lixo às margens do Rio Una estaria provocando a redução de peixes do mesmo rio. Segundo Alexandre Pires, o Centro Sabiá vai preparar um relatório sobre o que foi dito do encontro e encaminhará para os órgãos competentes. 

Outros eventos em defesa do meio ambiente estão programados pelo centro. Na próxima quinta-feira, em Bom Jardim, no Agreste, haverá uma feira agroecológica na Escola Justulino Ferreira Gomes. Também está programada uma mesa de debates sobre o uso de agrotóxicos. Alunos da escola deverão apresentar trabalhos sobre o tema. Quem quiser acessar a página da campanha na internet basta acessar o site http://www.plantemaisarvores.wordpress.com/ ou o perfil do twitter: @maisarvorespe.  

Por Ana Paula Neiva

Nenhum comentário: