quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Bom dia!!!


PENSO EM TI


Penso em ti, na tua esperança, no teu desejo de crescer, conhecer a ti mesmo...
Penso se vês o sol brilhando em teu quintal, se as flores que desejavas desabrocharam,
trazendo-te as cores da alegria. Penso se ainda sofres com tuas escolhas,se ainda acreditas que estás sozinho, se ainda temes o escuro...Meu coração vai contigo e por ti abro minhas portas e não deixo de em outras bater. Penso se estás conseguindo realizar teus planos, se encontras silêncio para que possas descansar e encontrar Deus...Penso se agora já te compreendes melhor, se já compartilhas teu crescer com os teus e se já encontras na tua própria palavra o resgate da tua harmonia, da tua inocência...Quero o teu bem, quero que encontres em ti meios para trilhar por caminhos de paz, crescendo na presença do amor e, através deste, conhecendo o significado da vida que pulsa em ti.Meu coração vai contigo e por tua causa o meu caminho tem flores, por tua causa minha respiração é profunda e ainda, por tua causa, os meus dias são felizes, pois contigo compartilho e através deste ato, cresço, amadureço frente a vida e Àquele que me toma por Sua Criança, Seu Amor.


mensagem extraída do site http://www.paz.com.br/



*Orquídea*

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Outonos e primaveras...


Primavera é tempo de ressurreição. A vida cumpre o ofício de florescer ao seu tempo. O que hoje está revestido de cores precisou passar pelo silêncio das sombras. A vida não é por acaso. Ela é fruto do processo que a encaminha sem pressa e sem atropelos a um destino que não finda, porque é ciclo que a faz continuar em insondáveis movimentos de vida e morte. O florido sobre a terra não é acontecimento sem precedências. Antes da flor, a morte da semente, o suspiro dissonante de quem se desprende do que é para ser revestido de outras grandezas. O que hoje vejo e reconheço belo é apenas uma parte do processo. O que eu não pude ver é o que sustenta a beleza.

A arte de morrer em silêncio é atributo que pertence às sementes. A dureza do chão não permite que os nossos olhos alcancem o acontecimento. Antes de ser flor, a primavera é chão escuro de sombras, vida se entregando ao dialético movimento de uma morte anunciada, cumprida em partes.

A primavera só pode ser o que é porque o outono lhe embalou em seus braços. Outono é o tempo em que as sementes deitam sobre a terra seus destinos de fecundidade. É o tempo em que à morte se entregam, esperançosas de ressurreição. Outono é a maternidade das floradas, dos cantos das cigarras e dos assovios dos ventos. Outono é a preparação das aquarelas, dos trabalhos silenciosos que não causam alardes, mas que mais tarde serão fundamentais para o sustento da beleza que há de vir.

São as estações do tempo. São as estações da vida.

Há em nossos dias uma infinidade de cenas que podemos reconhecer a partir da mística dos outonos e das primaveras. Também nós cumprimos em nossa carne humana os mesmos destinos. Destino de morrer em pequenas partes, mediante sacrifícios que nos faz abraçar o silêncio das sombras...

Destino de florescer costurados em cores, alçados por alegrias que nos caem do céu, quando menos esperadas, anunciando que depois de outonos, a vida sempre nos reserva primaveras...

Floresçamos.

Pe. Fábio de Melo
(www.fabiodemelo.com.br)


~ Margarida ~

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Confraternização Vercilliana


Flores e Amigos Vercillianos, estamos organizando uma confraternização com amigo-secreto para o próximo dia 13 de dezembro (sábado), às 17h30, na Pizzaria Atlântico (av. Rui Barbosa – Graças). O valor do presente é de R$ 15,00 e deve ser unissex porque o sorteio será feito na hora.

Esperamos que um bom número possa comparecer para que possamos conhecer os que não conhecemos ainda e rever os amigos. Será uma tarde/noite descontraída. Quem for, favor, confirmar comigo ou com a Márcia Duarte.

Beijos perfumados


~ Margarida ~

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sejamos flores, então!


Quando eu estiver irritado, eu vou tentar ser orquídea
Quando eu tiver problemas com a família,
eu vou tentar ser rosas
Se no meu trabalho houver discórdia,
eu quero aprender a ser jasmim.
Se alguém me magoar e meu melindre quiser aflorar,
eu vou brotar girassol
Quando uma pessoa me trair,
é por não conhecer Papai do Céu,
eu deixarei meu coração ser bouganville.
Quando eu não tiver prudência,
e a doença aproveitar o meu descuido,
que eu deixe surgir a flor do maracujá.
Se o vício me persegue e eu não consigo enxergar meu erro,
que eu me transforme em lírios e azaléias.
Se eu sei que as coisas da terra
são instrumentos de aprendizagem
e nada me pertence, se tudo é passageiro por aqui,
que eu acorde mais rápido
e seja orquídea, rosa, onze-horas, violetas...
Afinal o Pai que nos criou, deixou a gente escolher
ser flores ou ser espinhos.

Nando Cordel


~ Margarida ~

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Trouxe a mais bela pérola do mar...


Todos nós esperávamos ouvir os nomes de Jorge Vercillo e Jota Maranhão como compositores da melhor canção brasileira, na cerimônia de premiação do Grammy Latino. Não ouvimos, mas ficou a certeza do talento e da sensibilidade desses dois mestres da MPB. Fizemos campanha, votamos, contudo o resultado não dependia das nossas forças.

Tenho certeza que para eles muito mais importante que o julgamento dos críticos ou 'estudiosos' da música, o que vale mesmo é a nossa opinião. A opinião de que curte o trabalho deles e compreende o verdadeiro sentido da música. Ela não é feita apenas para ser ouvida ou fazer o corpo dançar, mas sua função mais importante é tocar o coração das pessoas, trazer paz e fazer refletir. E isso eles sabem fazer como ninguém.

Se dependesse de nós todos os prêmios seriam deles. Assim como o Prêmio TIM por duas vezes foi ofertado ao Jorge, por nosso suado voto.

Mais indicações virão e com elas o reconhecimento e os prêmios. No que depender de nós, vocês sempre serão campeões.

Beijos perfumados

~ Margarida ~

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Definitivo


Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor?

O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional...

PS.: Não sei ao certo quem é o autor deste texto. Uns dizem que é Carlos Drummond de Andrade, outros que é Martha Medeiros.

~ Margarida ~

Compartilhar!!!



Bom dia queridas flores!!!

Esqueci de comentar com vocês sobre uma mensagem que o Jorge fez durante o seu show no Canecão onde ele registrou o valor do sentimento de compartilhar.

Uma das coisas que admiro no nosso jardineiro, é a preocupação que ele tem de falar sempre para o seu público sobre algo nobre, algo produtivo. Ele sempre faz questão de enaltecer, criticar, valorizar sobre certos temas que fazem a gente refletir no sentido de mudarmos para melhor, ele sempre está preocupado com os valores morais, com a natureza, com a humanidade.

Naquela noite ele falou da necessidade urgente de compartilharmos com o nosso próximo todas as coisas .... mas compartilhar meeeesssssmo.

E talvez algumas pessoas ali presente tivessem necessidade mesmo de ouvir aquilo.

Que tal nós também começarmos a refletir um pouco no que temos a oferecer ao nosso próximo no sentido de compartilhar. Vamos somar, dividir, doar sempre algo benéfico, saudável, construtivo... amar mais.

Que todos nós possamos ter uma semana de luz, amor e alegria dentro de nós e com isso, possamos doar e compartilhar essas coisas com todos ao nosso redor.

Grande beijo carinhoso e florido pra todo o mundo!!!

*Orquídea*

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Saudades do mundo que eu vejo



Há saudades que caminham comigo aconchegadas num lugar gostoso que a memória tem. Sei que estão lá, mesmo quando demoro um longo tempo para apreciar outra vez as histórias que me contam. São porta-jóias que guardam encantos que não morrem. Caixinhas de música, que, ao serem abertas, derramam melodias que me fazem dançar com elas de novo.

São saudades capazes de amenizar o frio de alguns instantes com os seus braços de sol. Mas existem também saudades que pousam no meu coração de vez em quando e ficam de lá me olhando com aquele olho comprido do quer escuta. Não falam de lugares, pessoas ou épocas da minha vida. São espelhos que não refletem feições conhecidas. São saudades que entornam perfumes que somente a alma reconhece. Que sobrevoam regiões por onde apenas as emoções caminham. Que destampam ausências que a gente algumas vezes prefere ignorar.

São saudades de um mundo que tem cheiro de quintal lá da infância da gente. Que é macio para todos os seres que nem lençol recém-trocado. Que tem o timbre de voz amada quando toca o nosso ouvido. Um mundo bacana onde as pessoas têm clima de passeio. Onde não existem armas, visíveis ou não. Onde a gente vive com o sentimento de estar brincando de roda uns com os outros: se um leva um tombo reflete na roda inteira.

São saudades de um mundo contente feito céu estrelado. Feito flor abraçada por borboleta. Feito café da tarde com bolinho de chuva. Onde a gente se sente tranqüilo como se descansasse num cafuné. Onde, em vez de nos orgulharmos por carregar tanto peso, a gente se orgulha por ser capaz de viver com mais leveza. Um mundo onde as pessoas confiam umas nas outras, não pode ser de outro jeito se estamos em família na humanidade. Um mundo onde a culpa deixou de ser uma desculpa para não sermos felizes. São saudades de um mundo onde o respeito não tem cheiro de mofo: todos somos iguais e todos somos diferentes e isso é claro, natural e indiscutível.

São saudades de um mundo que lembra a pureza de amarelinha desenhada com giz no terreno da escola. Que lembra a alegria de chegar no céu quando a gente pulava amarelinha. Que lembra a melodia gostosa da risada do amigo. Saudades de um mundo sem hipocrisia. Sem diz-que-me-diz-que. Sem jogo. Ninguém quer ferir ninguém, por nenhum motivo. As boas intenções são mesmo boas. Há em cada pessoa um cuidado, um bem-querer, um zelo amoroso, com relação a todas as outras, porque essa é a natureza do coração humano. Um mundo onde todas as formas de vida são abençoadas por todas as formas de vida.

São saudades de um mundo onde a gente pode falar de coisas inocentes sem temer parecer ridículo. Onde podemos ser sensíveis e expressar a nossa sensibilidade sem sermos olhados como vítimas de uma doença grave. Onde a busca pelo conforto da alma é tão necessária quanto a busca pelo conforto do corpo. Onde podemos caminhar pelas ruas, descontraídos, sem temer ser atacados por outro ser humano. Um mundo no qual, em vez de propagar o medo, as pessoas utilizam a sua energia para propagar o amor. Saudades de um mundo que às vezes eu sinto tão intensamente que já parece de verdade. Já parece existir, de alguma forma. Um mundo no qual habito toda vez que eu o vejo.

Ana Jácomo

~ Margarida ~

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Vamos votar

Foto: arquivo pessoal de Jota Maranhão


Florzinhas, o site La Musica está promovendo uma votação com as músicas, álbuns e cantores que estão concorrendo ao Grammy Latino. Não sei se a votação influencia no resultado final da premiação, mas de qualquer forma é importante demonstramos o nosso carinho por Jorge Vercillo e Jota Maranhão, votando lá. Lembrando que a categoria na qual eles estão concorrendo é "Melhor canção brasileira".

O link é:


Beijos perfumados e confiantes


~ Margarida ~

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Crescendo com a tristeza.



Florescer!!!
Quando a tristeza bater a tua porta, permita sua entrada. Aceita-a de uma forma consciente, pois tens que saber o porque dela estar contigo. Aceita-a de uma forma clara, pois a sua presença nem sempre se traduz em falta de luz.
Aceita-a com compreensão, pois se ela está contigo, há um motivo. Motivo este que deves trabalhar sem desânimo, até dissolvê-lo nas águas mansas da sabedoria que reside em ti. Estar triste pode significar que estás distante do lugar onde teu coração cresce e pulsa feliz. Que te sentes só, desprotegido e por vezes sem esperanças. Estar triste pode significar que não estejas encontrando meios de crescer, de dar direções para tua própria vida. Estar triste também pode significar que te tenhas abandonado, acreditando não merecer nenhum bem da vida, dos teus anjos ou Daquele que te criou. São muitas as possibilidades...De qualquer forma, quando a tristeza se manifesta é sinal de que algo necessita da tua atenção...E então, terás que a ver de perto, fitá-la nos olhos e ouvir o que ela tem a te dizer. Ouve a tristeza com a tua intuição, esta saberá desenrolar os nós e mostrar-te o que a tristeza está querendo te dizer. Olha para ela usando da tua clareza de espírito, assim poderás desvendar as inúmeras cores que se escondem por trás daquele fundo cinza. E não te demores a descobrir que a tristeza é irmã e companheira da alegria. Por trás de cada uma delas, há sempre um valioso aprendizado. E, lembra-te: quando estás entregue ao teu crescer, tanto a chuva com seus ventos fortes, quanto o sol com sua luz intensa, são necessários para o teu florescer.
extraído do site (www.paz.com.br)
Essa doce mensagem serve pra gente aprender e crescer mais um pouquinho.
Um lindo final de semana pra todas as flores!
Um beijo
*Orquídea*

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Freddy traduziu-se em belas canções

O post de hoje é para parabenizar nosso amigos vercilliano Freddy Simões pelo seu maravilhoso show Traduzir-se realizado no dia 23 de outubro. O repertório foi de muito bom gosto. Canções de cantoires e compositores maravilhoso entre eles: Jorge Vercillo, Djavan, Angela Rô Rô, Cazuza, Roberto Carlos, Carlinhos Veloz, Samuel Rosa, Marina Lima, Robbie Williams, Marisa Monte, Guilherme Arantes, Luiz Gonzaga, Tato, Moraes Moreira e Orlando Morais.

A música de abertura foi a belíssima Cofre de Seda, composição de Samuel Rosa. Destaco a interpretação da canção A Rota do Indivíduo, em que Freddy se sentou no chão à vontade fez uma releitura ímpar. Foi emocionante.

Além de curtir uma noite de boa música, foi uma oportunidade de encontrar as flores e amigos vercillianos.

Beijos perfumados!

Fotos: Tulipa





~ Margarida ~

domingo, 2 de novembro de 2008

Retorno da viagem

Queridas flores,

Estamos retornando do Rio de Janeiro agora à tardinha... cansadas mas felizes.
Entreguei nossa cartinha ao querido jardineiro e disse assim: "Isso aqui é um recadinho das flores vercillianas pra você"... ele olhou pra mim, pegou o envelope e sorriu... rs. Aí eu perguntei se ele se incomodava porque criamos esse cantinho e ele disse .. "de jeito nenhum" e sorriu enquanto guardava o envelope no bolso da calça e continuou.. "olha manda um beijo grande pra todo mundo de lá, diga que mando um abraço apertado e que estou com saudade de todo mundo"... Pronto...recado dado..rs

Os dois dias de gravação no Caneção foram maravilhosos. Tudo num clima de alegria e muita música linda. Teremos algumas músicas novas e outras interpretações super legais, além de particpações especiais. Um lindo momento do show (no sábado) foi quando ele cantava "cartilha" e no meio da música, a doce Fátima Guedes sobe ao palco cantando com ele... foi lindo... pura emoção. Mas não sei se essa parte entrará no DVD, porque parece que não foi ensaiado..rs.. mas bem que podia entrar nos extras...vamos esperar não é!!

Outro momento lindo foi ele cantando com o Jota Maranhão "filosofia do amor"... linda música gente, e aproveito pra dizer que o Jota mandou também um super beijo pra todas vocês. Ele é muito brincalhão e super carinhoso...rs (no momento da foto dele com a "primavera" ele pegou nas mãos dela e começou a mexer de lá pra cá dizendo "vamos dançar"..rsrs

Ah, previsão do lançamento do DVD é início de março do ano que vem tá.

E foi isso flores do meu jardim... agora é so aguardar o DVD chegar pra gente conferir e se deliciar com lindos momentos do nosso querido jardineiro.

Um beijo super carinhoso pra todas vocês, cheio de saudade!

*Orquídea*